As Doenças Neurodegenerativas, são doenças onde há perda ou morte de neurônios que são responsáveis pelo funcionamento do Sistema Nervoso, levando assim a disfunção deste, ocorrendo uma perda progressiva.  Os neurônios são células fundamentais para a condução de impulsos nervosos, que uma vez danificados não possuem a capacidade de se regenerar e não são substituídos, desta forma a parte que foi afetada do Sistema Nervoso não voltará a funcionar normalmente novamente. Por não haver cura, o tratamento destas doenças em geral é voltado para impedir a destruição dos neurônios afetados e retardar a avanço da mesma, com remédios específicos e procedimentos como fisioterapia.

Estas doenças podem causar degeneração em diferentes regiões do Sistema Nervoso, isto depende da área do cérebro afetada. Assim cada região cerebral afetada origina-se um tipo de doença específica.

Como exemplo:

  • Córtex Cerebral: doença de Alzheimer, doença de Pick, doença de Corpúsculos de Lewy.

  • Gânglios Basais: Doença de Huntington, doença de Parkinson.

  • Sistema Motor: Esclerose Lateral Amiotrófica, Atrofia Muscular Espinal, Atrofia Bulbar Espinhal, Paraparésia Espástica Familiar.

Além das causas genéticas, como a existência de historial familiar da doença, outros fatores identificados são o envelhecimento. O risco aumenta significativamente a partir dos 65 anos, sabendo-se que a incidência da doença duplica a cada cinco anos – aos 85 anos.

Diversos estudos mostram que a presença de alguns fatores de risco para doença cardiovascular aumenta também o risco de demência. Mantenha-se saudável: Tenha uma alimentação saudável, evite o cigarro, a ingestão de álcool, pratique exercícios, evite o estresse! Nos primeiros sinais ou sintomas: PROCURE UM MÉDICO.

O diagnóstico médico é essencial para o reconhecimento da patologia. Pois não há cura, mas há tratamento. O uso de medicamentos alivia os sintomas da doença e proporciona melhores condições de vida a quem enfrenta este tipo de doença.

Autora:
Rafaela Coutinho Barcelos Freitas
Gestão em enfermagem/ Educação continuada Cooperativa Auxilium
Formação Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Enfermagem do trabalho
Universidade Souza Marques

A equipe da Auxilium está preparada para atender às necessidades de idosos e pacientes de qualquer idade proporcionando qualidade de vida, segurança e tranquilidade aos atendidos e às suas famílias.

Entre em contato hoje!
(21) 98012-4116
contato@coopauxilium.com.br

ESCRITÓRIO

+55 (21) 3197-2556
+55 (21) 99449-9079