De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os maus-tratos aos idosos podem ser definidos como: Ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social.

Para uma abordagem mais clara do assunto, como substituição do termo “maus tratos” por “abusos e violências”.

A violência acontece geralmente como a quebra de expectativa positiva da pessoa idosa em relação àquelas que estão ao seu redor, podendo por exemplo ser: os filhos, cônjuges, parentes, cuidadores, a comunidade e a sociedade em geral. Existindo assim uma forma de classificação dos diferentes tipos de maus-tratos.

Deixar claro que existe definindo e diferenciando esse problema é essencial, pois quando interpretamos que tudo é violência, nada passa a ser violência, passando a perder o sentido. Essa classificação é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e é utilizada por pesquisadores do mundo inteiro.

Compreendendo assim:

• Abusos físicos • Abusos psicológicos • Abandonos • Negligências;
• Abusos financeiros • Autonegligências.

O idoso agredido, raramente denuncia a violência ao qual é submetido, muitas das vezes pelo medo de ser desacreditado, de represálias ou até por perder “a única forma de afeto” que ainda se tem.

Os abusos físicos constituem a maior parte das queixas das pessoas idosas e costumam acontecer no seio da família, na rua, nas instituições de prestação de serviços, dentre outros espaços. Às vezes, o abuso físico resulta em lesões e traumas que levam à internação hospitalar ou produzem como resultado a morte da pessoa. Outras vezes ele é quase invisível. As estatísticas mostram que, por ano, cerca de 10% das pessoas idosas brasileiras morrem por homicídio. E a incidência comprovada de abusos físicos no mundo está entre 5% a 10%, dependendo da cultura local.

As violências contra a pessoa idosa podem ser visíveis ou invisíveis: as visíveis são as mortes e lesões; a invisíveis são aquelas que ocorrem sem machucar o corpo, mas provocam sofrimento, desesperança, depressão e medo.

Em relação às causas visíveis que levam à morte ou provocam lesões e traumas, a Organização Mundial de Saúde classifica como duas categorias: acidentes e violências. No caso do idoso, essa classificação é fundamental, pois, frequentemente os acidentes são frutos ou estão associados a maus-tratos e abusos.

Sempre que um idoso sofrer maus-tratos, de familiares ou de terceiros, ele mesmo ou qualquer um que tenha conhecimento da situação deve procurar ajuda nos serviços de saúde, da justiça ou segurança pública da cidade para que as providências cabíveis sejam tomadas. Toda delegacia de segurança pública deve estar preparada e treinada para atender as situações de violência contra a pessoa idosa, assim como os profissionais de saúde das unidades de saúde da cidade. A ajuda pode ser buscada em outros locais como os relacionados a seguir.

Autora:
Rafaela Coutinho Barcelos Freitas
Gestão em enfermagem/ Educação continuada Cooperativa Auxilium
Formação Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Enfermagem do trabalho
Universidade Souza Marques

ESCRITÓRIO

+55 (21) 3197-2556
+55 (21) 99449-9079