Síndrome do entardecer, também conhecida como síndrome do pôr do sol, é condição comum (e difícil) para pessoas com a doença de Alzheimer e seus cuidadores. Agitação, irritação e agressividade são alguns dos sintomas que dificultam a vida das pessoas que convivem com esta doença nestes momentos.

As pessoas que convivem com uma pessoa portadora de Alzheimer certamente já perceberam que o seu comportamento tende a mudar no final da tarde. Essa é a chamada síndrome do pôr do sol, com sintomas peculiares e que se repetem dia após dia.

Essa condição geralmente deixa o idoso muito confuso e ansioso e irritado, com dificuldade de se localizar no tempo e espaço. Não são raros os casos em que, mesmo estando em casa, ele pede para ir embora. Essa angústia toda deixa as pessoas no entorno sem saber o que fazer.

Há uma estimativa de que cerca de 30% dos pacientes com Alzheimer sejam afetados pela síndrome do pôr do sol. Indivíduos com outras demências também podem ser atingidos.

Suas causas estão relacionadas às alterações cerebrais do nosso relógio biológico. O paciente pode ficar confuso com o ciclo de sono e vigília, algo comum em especial na fase intermediária do Alzheimer.

Essa instabilidade fisiológica e psíquica também pode afetar o ritmo cardíaco. Ela não pode ser simplesmente ignorada.

Rafaela Coutinho Barcelos Freitas
Gestão em enfermagem/ Educação continuada Cooperativa Auxilium
Formação Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Enfermagem do trabalho
Universidade Souza Marques

ESCRITÓRIO

+55 (21) 3197-2556
+55 (21) 99449-9079