Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, (nas células Beta). A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A ausência da insulina ou o defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

A Diabetes pode ser classificada em dois tipos:

Diabetes Tipo 1- Essa forma de diabetes é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra essas células, levando a deficiência de insulina. Em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária.

Diabetes Tipo 2- Já esta forma de diabetes está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Nesses pacientes, a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, o que caracteriza um quadro de resistência insulínica. Isso leva a um aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais. Quando isso não é mais possível, surge o diabetes. A instalação do quadro é mais lenta podem demorar vários anos até se apresentarem.

Sinais e sintomas: sede excessiva, aumento da frequência urinária, aumento do apetite, perda de peso acentuada, alterações visuais, Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.

Ao contrário do Diabetes Tipo 1, a Diabetes tipo 2, geralmente tem associação com aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos. Contudo, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento do quadro em jovens e até crianças. Isso se deve, principalmente, por sedentarismo e consumo excessivo de alimentos como carboidratos e gorduras.

É importante manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, caso observe os sinais e sintomas procure um médico o diagnóstico precoce é essencial para o controle da Diabetes.

Rafaela Coutinho Barcelos Freitas
Gestão em enfermagem/ Educação continuada Cooperativa Auxilium
Formação Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Enfermagem do trabalho
Universidade Souza Marques

ESCRITÓRIO

+55 (21) 3197-2556
+55 (21) 99449-9079