Depressão é  registrada pela Classificação Internacional de doenças como CID10 – F33, é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor.

Muitas vezes a Depressão é confundida simplesmente com tristeza ou ansiedade. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico, pois quando não tratada pode evoluir rapidamente.

A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o “mal do século XXI&”. Uma Doença silenciosa, ela ainda é incompreendida inclusive por quem sofre do problema. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, ocupamos o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade.

Durante a pandemia que estamos vivendo há estudos que indicam um aumento significativo nos casos de depressão.

Desta forma a Depressão precisa ser diagnosticada e tratada. Muitos são os fatores que levam um idoso a ter Depressão, contudo, o processo de envelhecimento propriamente, não é um fator.

Caso você reconheça em si, ou em alguma pessoa de seu convívio, algum dos sinas ou sintomas que vamos descrever abaixo, é necessário que haja uma avaliação médica. Não deixe que o preconceito fale mais alto. Às vezes, quem sofre, não quer aceitar que pode estar doente. Conheça alguns sinais e sintomas de depressão:

  • Alterações de apetite (perda ou ganho de peso),
  • Perda de interesse por atividades que anteriormente lhe dava prazer;
  • Alterações de sono (insônia ou excesso de sono);
  • Diminuição da autoestima, descuidando da sua aparência;
  • Sentimentos de menos-valia, culpa excessiva e inapropriada, “complexo de perseguição” ou medo excessivo de doenças graves;
  • Cansaço, fadiga e perda de energia,
  • Aparecimento de sentimentos de tristeza, angústia, ansiedade e mesmo de irritabilidade;
  • Dores pelo corpo, queda da imunidade, ou outras somatizações, diminuindo a resistência física a doenças;
  • Perda recente do interesse por sexo;
  • Dificuldade de concentração, memória e raciocínio,
  • Diminuição da capacidade de sentir alegria.
  • Diminuição da capacidade de concentração ou indecisão;
  • Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida;

Algumas vezes, estes sintomas, que indicam a Depressão, podem ser causados por medicamentos, substâncias de abuso (como álcool), doenças neurológicas, doenças infecciosas, neoplasias e câncer, doenças metabólica e endócrinas ou doenças cardiovasculares, por isso a avaliação médica é essencial!!!

Outros fatores que podem fomentar à Depressão são perdas (por morte de amigos, cônjuge e pela saída dos filhos da casa (síndrome do ninho Vazio), diminuição dos recursos financeiros (aposentadoria por exemplo), diminuição das funções sociais com isolamento (durante a pandemia por exemplo), diminuição da independência (diminuição da saúde e mobilidade), diminuição de suportes sociais ou a diminuição das capacidades cognitivas.

Atenção: assim que diagnosticado, o paciente deve ser tratado por um médico. A simples remoção do fator indutor ou de elementos que possam ter causado a doença não trará a cura ao doente!

Rafaela Coutinho Barcelos Freitas
Gestão em enfermagem/ Educação continuada Cooperativa Auxilium
Formação Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Enfermagem do trabalho
Universidade Souza Marques

ESCRITÓRIO

+55 (21) 3197-2556
+55 (21) 99449-9079