Medicamento de referência é o medicamento geralmente inovador que possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança comprovadas através de testes científicos registrado pela Anvisa. Ele servirá de parâmetro para registros de posteriores medicamentos similares e genéricos, quando sua patente expirar.

Já o medicamento similar é produzido após vencer a patente do medicamento de referência e é identificado por um nome de marca. Possui eficácia, segurança e qualidade comprovadas através de testes científicos e são registrados pela Anvisa. Possui o mesmo fármaco e indicação terapêutica do medicamento de referência, podendo diferir em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.

Medicamento genérico é igual ao medicamento de referência e possui qualidade, eficácia terapêutica e segurança comprovadas através de testes
científicos registrado pela Anvisa. Porém, ele não possui nome de marca, somente a denominação química de acordo com a Denominação Comum Brasileira (DCB).

Rafaela Coutinho Barcelos Freitas
Gestão em enfermagem/ Educação continuada Cooperativa Auxilium
Formação Centro Universitário Celso Lisboa
Especialista em Enfermagem do trabalho
Universidade Souza Marques

ESCRITÓRIO

+55 (21) 3197-2556
+55 (21) 99449-9079